Você sabe as Diferenças Entre o Que o Mercado Pode e Está Prestes a Fazer?

A diferença entre essas denominações podem ser sutis, porém com uma grande importância para o trader do mercado forex. Enquanto a primeira diz que o mercado “pode fazer”, fazendo com que o trader trabalhe na possibilidade de que tudo pode acontecer, a segunda diz que o mercado está “prestes a fazer”, ou seja, que, de acordo com a sua análise o mercado tem chances de subir ou descer.


O Que o Mercado Pode Fazer?


Tudo. Assumindo que o mercado pode fazer tudo, você se tornará independente e, consequentemente, trabalhará com a possibilidade de que tudo ou em todas as direções os preços do seu par de moedas poderão se movimentar.

Por mais “perfeita” que seja a sua análise. Por mais belo que seja aquele Pin Bar encostado num suporte, ainda assim, você terá que trabalhar com a possibilidade de que os preços podem cair mais ainda.

E um trader que trabalha com o “o mercado pode fazer tudo”, logicamente, sempre utilizará um stop loss.

O Que o Mercado Está Prestes a Fazer?


Nesse caso a direção que o mercado pode tomar vai depender da análise do trader. Estamos falando aqui de análise técnica. Seja qual for a técnica que o trader utilize para fazer operações, fibonacci, price action ou médias móveis, o objetivo do trader é encontrar dicas no gráfico que mostrem a ele a direção que o mercado tem mais chances de alcançar.

É bom deixar claro que nenhuma técnica existente é capaz de identificar exatamente o que o mercado está prestes a fazer, por mais que alguns gurus digam o contrário.

Conclusão


O trade profissional trabalha com esses dois fundamentos: um nos dá segurança e o outro nos pede decisão. Segurança porque se admitirmos que tudo pode ocorrer no mercado, então temos que trabalhar com todas as possibilidades, inclusive uma falta de energia na sua casa minutos antes da colocação da sua ordem de stop loss, ou até mesmo uma queda na Bolsa chinesa.


Liberdade está intrinsecamente ligada à aceitação. Liberdade é aceitar tudo que ocorre á nossa volta, e não tentar controlar as coisas, muito menos os movimentos dos pares. Não tente controlar o mercado. Se você fizer isso, entrará num ciclo infinito que eu chamo de o Ciclo perdedor do trader.